quinta-feira, 3 de maio de 2018

Como remover mofo de piso e carpete com auxílio do aspirador de pó industrial


Dicas de como retirar o mofo de piso e carpetes com aspirador de pó industrial




O mofo é um fungo, ou bolor, que destrói superfícies, gera um cheiro desagradável e é bastante nocivo para a saúde, principalmente para as pessoas que têm alergias, asma ou baixa imunidade. Portanto, é importante combater o mofo desde os primeiros sinais. Veja aqui um guia com instruções passo a passo para tratar o mofo em pisos e carpetes.

Como prevenir o aparecimento do mofo em casa

O mofo adora ambientes quentes e úmidos, e se espalha rapidamente via esporos transportados pelo ar. Por isso é muito difícil livrar-se de vez desse problema. Em diversas ocasiões, a causa do mofo é um vazamento ou o excesso de umidade. Para evitar o aparecimento de mofo em pisos e carpetes, você deve:
  • Manter todos os ambientes da casa bem arejados. Se necessário, use desumidificadores para reduzir a umidade do ar.
  • Evite carpetes no banheiro e use azulejos ou outros materiais não porosos para o piso.
  • Pendure os tapetes de piso e as toalhas de banho e rosto para secar após o uso. Se possível lave-os num ciclo de lavagem de alta temperatura utilizando OMO, ao menos uma vez por semana, para higienizá-los. Você pode, ainda, tentar uma solução caseira adicionando um pouco de vinagre. Mas, lembre-se, vinagre pode deixar um cheiro forte.
  • Certifique-se de que itens úmidos (como a parte inferior de vasos de plantas) nunca estejam em contato com o piso.

Como remover mofo de carpetes

O mofo é muito nocivo para os carpetes, pois compromete as fibras e é bem difícil de ser removido. Se o carpete ficar úmido por mais de dois dias, por causa de um vazamento, ou se a área afetada for maior do que dois metros quadrados, consulte um profissional especializado neste tipo de limpeza. Antes de tratar as manchas de mofo, cuide primeiramente das causas do mofo, como um vazamento ou uma janela rachada. Caso contrário, os problemas vão voltar a incomodar.
  1. A tentativa de limpar o mofo tende a espalhar esporos que podem ser nocivos a sua saúde se forem inalados, por isso recomendamos que você use roupas e óculos de proteção, além de uma máscara sobre o nariz e a boca.
  2. Observe a ventilação do ambiente, certifique-se de que as portas estejam fechadas para evitar que os esporos do mofo contaminem o resto da casa, mas mantenha as janelas abertas, para que o ar possa circular.
  3. Se seu carpete for removível, leve-o para fora e deixe-o ao sol para secar por 48 horas. Já se o carpete for colado ao chão, ligue as luzes do ambiente e seque-o com um ventilador, desumidificador ou com a função “soprar” do aspirador de pó industrial.
  4. Em seguida, aplique o spray antimofo no carpete. Siga as instruções no rótulo. Aplique o produto e certifique-se de que ele seja absorvido pelas raízes das fibras. A maioria dos produtos antimofo não precisa ser removida com água.
  5. No caso de carpete removível, aplique uma solução antifúngica na parte do piso no qual o carpete se encontrava e deixe-a secar naturalmente ou aspire com aspirador de pó industrial
  6. Aplique novamente o spray antimofo em todas as áreas e deixe-as secar.
  7. Deixe o desumidificador ligado no ambiente por mais alguns dias para remover os esporos remanescentes.
  8. Mergulhe na solução antifúngica todos os equipamentos usados na limpeza para evitar que os esporos escapem para outras áreas da casa.

 Como remover mofo de pisos de madeira com ajuda do aspirador industrial

  1. Use um raspador ou uma faca cega para remover o mofo da parte superior da madeira, e passe o aspirador de pó industrial .
  2. Em seguida, lixe a área e aplique um produto antifúngico, seguindo as instruções presentes no rótulo. Deixe a área secar, lixe-a e aplique o antifúngico novamente.
  3. Deixe a área secar completamente, absorva quaisquer resíduos que permanecerem e vede a área adequadamente.

Quais soluções antifúngicas posso usar?

O uso de água e sabão não é suficiente para eliminar o problema do mofo. A melhor alternativa é sempre utilizar sprays antimofo criados especificamente para limpar a área afetada, que promovem uma limpeza mais garantida e eficiente – mas existem determinados produtos que podem ajudar nessa tarefa:




Cleanipedia recomenda:

Soluções caseiras podem ser úteis, mas se você está procurando alcançar melhores resultados, recomendamos optar por bons produtos específicos para limpar pisos e carpetes. Produtos especialmente desenvolvidos para combater o mofo significam menos esforço para você e um resultado mais eficaz na limpeza do seu piso ou tapete.
Como remover mofo de pisos e carpetes

Água sanitária ou água oxigenada

É comum pensar que a água sanitária serve para matar o mofo, mas o seu poder é o de impedir o mofo de se proliferar em materiais não porosos, como azulejos. O mesmo acontece com a água oxigenada. Esses produtos podem ser extremamente corrosivos ou causar manchas, por isso, certifique-se de que eles são compatíveis com seu piso. Misture uma solução de uma parte de água sanitária ou água oxigenada com oito partes de água. Aplique a solução, deixe que ela seja absorvida e depois a deixe secar.

Vinagre e/ou bicarbonato de sódio

O vinagre não elimina todos os tipos de mofo, mas pode retardar sua proliferação. Por sua vez, o bicarbonato de sódio tem o mesmo efeito, mas também ajuda na remoção de odores. Use o vinagre puro e deixe que ele seja absorvido por cerca de uma hora antes de removê-lo com água, certifique-se de que você enxaguou bem para prevenir que o cheiro de vinagre permaneça. Misture uma pasta com bicarbonato de sódio e água morna e faça a aplicação. Deixe que ela seja absorvida e remova a pasta depois de algum tempo. Em caso de contato com a pele, especialmente com o rosto, certifique-se de que qualquer resíduo tenha sido removido, já que tanto o vinagre quanto o bicarbonato de sódio podem desequilibrar o pH da sua pele.

Óleo de melaleuca e/ou óleo de semente de toranja

Graças às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, estes óleos também são eficientes no combate ao mofo. Adicione 1 colher de chá de óleo de melaleuca ou 10 gotas de óleo de semente de toranja a um copo de água, e misture-os em um borrifador. Em seguida, aplique o produto em toda a área afetada pelo mofo, remova o excesso com um pano e deixe o local secar naturalmente ou aspire com o aspirador de pó industrial.
Fonte://cleanipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário