sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Aspirador de pó industrial eliminando ácaros e evitando reações alérgicas dentro de casa

Pessoas com rinite ou asma costumam sofrer mais com o problema.
Especialistas explicam como limpar colchões, travesseiros e cortinas com auxílio do aspirador de pó industrial 

 

Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde.
Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias, como explicaram o infectologista Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão no Bem Estar desta segunda-feira (6).
No entanto, os médicos alertaram que, para o ácaro provocar uma reação alérgica, a pessoa precisa já ter algum problema – geralmente, são aquelas que têm asma ou rinite, alergias respiratórias mais comuns. Por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de colchōes, travesseiros, cobertores e também cortinas, objetos que podem acumular muitos ácaros.
  •  
Doenças alérgicas (Foto: Arte/G1)
Em relação ao travesseiro, o alergista Clóvis Galvão alertou que, em apenas dois anos de uso, um terço de seu peso é formado por ácaros – por isso, de maneira geral, a dica é trocá-lo a cada dois anos.
Não é recomendado também lavar os travesseiros porque, durante a secagem, eles ficam úmidos e podem criar um ambiente favorável para a proliferação desses organismos – a dica é optar pelo aspirador de pó industrial , se for o caso, pela lavagem a seco.
O médico alertou também que pessoas com alergias respiratórias devem evitar travesseiros de ervas e plumas e cobertores porque esses acumulam mais ácaros e fungos. Nesses casos, os mais indicados são os travesseiros de látex ou espuma e os edredons. No entanto, caso a pessoa queira muito utilizar um travesseiro de pluma ou um cobertor, ela pode optar por capas ou protetores antiácaro, como - as mais seguras são as que têm zíper, que deixam os organismos “aprisionados”.

Ainda no quarto, o infectologista Caio Rosenthal explicou que, na hora de dormir,  é importante trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. Fora isso, as almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com um aspirador de pó industrial.
Além dos cuidados na hora de dormir, é importante ficar também atento a outros momentos e partes da casa, como o piso, por exemplo.
O carpete geralmente acumula mais poeira e pode não ser a melhor opção – os pisos mais fáceis de limpar são os melhores, assim como as cortinas, que devem ser lavadas uma vez por semana, no mínimo, especialmente as persianas. Há ainda a opção de colocar os travesseiros e colchões no sol, o que pode ajudar a matar os ácaros, mas não eliminá-los totalmente - por isso, ao tirar o objeto do sol, é importante sempre aspirá-lo.
Fonte://g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário