quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Limpeza de Estofados com Aspirador de Pó Industrial

Limpeza com o aspirador de pó industrial  aumenta a durabilidade dos estofados  

No dia a dia ficamos mais preocupados em limpar pisos, revestimentos e janelas e acabamos deixando de lado a limpeza dos estofados. Mas é importante que eles estejam entre os itens que passarão por uma faxina. Estes móveis normalmente são confeccionados com tecido, couro ou vinil e demandam manutenção para que não percam a cor e tenham maior durabilidade.
Caso o estofado seja de tecido, a melhor proteção é a aplicação de uma película impermeabilizante. Ela impede o acúmulo de resíduos de poeira, de alimentos ou de líquidos no tecido. Com ela, é possível limpar sujeiras do estofado usando apenas um pano úmido. Para reavivar o brilho do tecido e prolongar a vida útil da película, recomenda-se passar ferro quente (temperatura para algodão) uma vez a cada 15 dias. Esta dica não vale para tecidos que não têm a película protetora.
Como limpar
De um modo geral, limpe seus estofados com aspirador de pó comum, no mínimo, duas vezes por semana. Sofás em couro  – O couro dos estofados deve ser limpo com sabão neutro, nunca use detergente. No caso de perder o brilho, é indicado a aplicação de um condicionador para restaurar a umidade. Especialistas recomendam o uso de espuma de uma solução feita de água morna com sabão líquido para lava-louças. Após esfregar levemente a espuma, limpar com uma escova de cerdas macias e, em seguida, enxaguar com uma esponja úmida.
Sofás em vinil – O mesmo método usado para os sofás de couro pode ser aplicado na limpeza dos estofados de vinil. Outra maneira é usar bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água junto com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo; ele endurece o estofado.
Sofás em tecido  – Geralmente, o tecido usado para revestir os estofados podem ser limpos em casa mas é bom checar, alguns tecidos pedem “limpeza a seco”. Para retirar uma mancha destes tecidos é recomendado o uso de uma mistura de 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna. Deve-se aplicar a mistura sobre o sofá com uma escova de cerdas macias. Para enxaguar esfregue um pano úmido. Como conservar
  • Não exponha o seu sofá ao calor de equipamentos, principalmente os de couro;
  • Nunca lave um sofá de tecido, pois a água pode penetrar na espuma e a sujeira subir para a superfície.
  • Não utilize produtos químicos.
  • Nunca tente remover sujeiras ou manchas usando removedores.
  • É recomendável fazer a higienização com impermeabilização pelo menos uma vez ao ano.
  • Evite plantas com terra penduradas sobre os estofados e exposição ao sol, principalmente de estofados coloridos. O sol desbota as cores e causa ‘rachaduras’ no couro e no vinil. (Fontes: Howstuffworks e Faz Fácil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário