segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Respire bem Limpeza antialérgica com auxílio do aspirador

Conheça os cuidados especiais para limpar a casa onde há uma pessoa alérgica

Quando estamos em casa, queremos relaxar e curtir momentos com a família. Mas o que fazer quando a própria casa começa a ser motivo de desconforto para uma pessoa alérgica? Nestes casos, não há outra solução que não seja dar um tratamento todo especial à limpeza. As pessoas que sofrem de alergia são muito sensíveis aos menores descuidos, de forma que suas casas devem estar sempre limpas e livres dos agentes alergênicos (elementos que disparam uma crise alérgica).
Manter a limpeza neste sentido não é tão complicado como parece. Com o tempo, uma rotina torna-se tão natural que você nem vai sentir o esforço de manter a casa livre dos alérgenos.
Preparando o terreno
A primeira coisa que uma pessoa alérgica precisa fazer antes mesmo de pensar na limpeza é focar nos materiais antialérgicos. Capas impermeáveis para colchão e travesseiros oferecem uma solução prática que melhorará muito a qualidade de vida e as noites de sono.
Da mesma forma, o quarto deve ser mobiliado para ser limpo da forma mais fácil possível. Os móveis não devem ter reentrâncias que acumulem poeira ou cantos de difícil acesso.
As roupas de cama devem ser lavadas semanalmente com água quente, a pelo menos 54 graus, pois os ácaros não resistem a esta temperatura e morrem. Para facilitar o trabalho, o ideal é ter uma lavadora de roupas que trabalhe com água quente, como a Brastemp Active! que além de aquecer a água até 60 graus também possui um eficiente filtro antibacteriano.
Hora da limpeza
Comece esquecendo-se do velho espanador. Ele apenas espalha a poeira, jogando mais ácaros no ar. Dê sempre preferência a um bom aspirador de pó e fique de olho se ele está equipado com o filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) próprio para filtrar elementos alérgenos com 99% de eficiência.
Uma pessoa alérgica deve evitar passar o aspirador de pó ou entrar em um ambiente onde ele foi recentemente usado, pois os alérgenos podem ainda ser encontrados flutuando por cerca de 20 ou 30 minutos.
Limpe as superfícies com um pano úmido pelo menos uma vez por semana. Mas cuidado com os produtos utilizados. Tenha certeza de que são antialérgicos.
Lembre-se que é importante que a pessoa que sofre de alergia deve evitar ao máximo fazer a limpeza da casa ou mesmo estar presente enquanto ela é feita. Caso isso não seja possível, o recomendado é usar máscaras de partículas, como aquelas de papel, vendidas em casas de ferragens ou material de construção. Outra solução para o alérgico que não pode fugir da faxina é, ao invés de usar um pano, utilizar o Sistema de Limpeza com Dispenser da Scotch-Brite. E não se esqueça de estar o tempo todo de luvas!
Aqueles objetos esquecidos debaixo da cama exigem atenção especial. Retire todos eles e faça uma limpeza rigorosa. As partes debaixo da cama, atrás de mesas e escrivaninhas são geralmente esquecidas por darem trabalho, mas são os pontos que mais acumulam poeira e consequentemente milhares de ácaros.
Na hora de decorar, dê preferência às venezianas plásticas, pois, além de não acumularem tanta poeira, são mais fáceis de limpar. Uma solução ainda mais prática é utilizar um vaporizador para limpar cortinas e tapetes. Além do vapor de altíssima temperatura que mata os ácaros na hora, estes aparelhos oferecem uma limpeza livre de produtos químicos.
E por falar em tapetes, o ideal é fugir deles. Carpetes então, nem pensar. Mas se for inevitável, eles merecem atenção máxima. Passe o aspirador (sempre aquele com filtro HEPA) neles de duas a três vezes por semana. O aspirador não removerá os ácaros, mas ajuda a remover os que já estão mortos assim como seu material fecal (o verdadeiro causador das alergias) e seus alimentos favoritos (flocos de pele, cabelo, caspas de animais etc.).
Os vaporizadores são uma boa solução para cuidar dos ácaros resistentes. De qualquer forma, o ideal é enviar os tapetes para uma empresa de limpeza especializada a cada seis meses.
A disciplina é a melhor tática contra as crises alérgicas
Defina uma rotina para limpeza e lavagem da roupa suja. Como os ácaros são muito resistentes, os resultados não serão imediatos, mas após algum tempo as melhorias serão impressionantes.
Fonte://magazineluiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário