quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Informações sobre os aspiradores de pó com filtro HEPA

Realizar limpezas utilizando um aspirador de pó com um filtro HEPA (do inglês High Efficiency Particulate Air) pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de alergias e asma. Diferente dos aspiradores de pó comuns, os modelos que possuem os filtros HEPA removem com eficácia as pequenas partículas alérgenas que se acumulam em estofados, carpetes, tapetes e roupas de cama. A remoção dessas partículas poderá reduzir ou eliminar os sintomas alérgicos.

Histórico

Inventados da década de quarenta como parte de um programa de armas nucleares, os filtros HEPA eram usados originalmente para impedir que pequenas partículas radioativas se propagassem através de sistemas de ar condicionado. Os filtros HEPA se tornaram disponíveis comercialmente na década de cinquenta. Hoje, eles são amplamente utilizados na indústria, aparelhos eletrônicos, aplicações médicas, e nos aspiradores de pó domésticos.

Função

Os aspiradores de pó com filtro HEPA são capazes de capturar partículas muito menores, quando comparados aos aspiradores de pó comuns. Eles ajudam a remover alérgenos comuns, como o pólen e os ácaros, de pisos, estofados, cortinas e colchões. Os aspiradores de pó com filtro HEPA são comumente recomendados como parte de programas de redução de alergias.

Recursos

Os filtros HEPA dos aspiradores de pó consistem de um material fino e fibroso que remove pequenas partículas à medida que elas são sugadas. As partículas se aderem ao material, impedindo que elas retornem à atmosfera através do exaustor. O órgão U.S. Department of Energy define as normas dos filtros HEPA, especificando que eles devem remover pelo menos 99,97% das partículas em suspensão com mais de 0,3 micrômetros de diâmetro.

Benefícios

Realizar limpezas regulares utilizando aspiradores de pó com filtros HEPA reduzirá a quantidade de alérgenos no ambiente, principalmente os ácaros e o pólen, que podem desencadear os sintomas da asma. Os regimes contra alergias recomendam a aspiração regular dos tapetes, pisos, estofados, camas e colchões. Os aspiradores de pó com filtro "Sealed HEPA" removem mais partículas do que os modelos com o filtro HEPA comum. Esses filtros devem ser substituídos ou limpos, de acordo com modelo do aspirador, para continuarem eficazes.
Fonte://ehow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário