sábado, 17 de agosto de 2013

Engenheiros transformam trem em aspirador de pó gigante na Índia Postado por Danie

A criatividade na Índia no Uso de Aspirador de Pó Industrial 

l Pavani em 11/01/2011 12:00

Blog: Oceanogeek

Karmômetro (?)

tende a bom
adicionar comentário Comment
Será que virá em um tamanho menor, digamos, para usarmos como aspirador de pó?
Por Daniel Pavani
A mangueira de sucção é operada por um funcionário do lado de fora do trem. Crédito: The Recycle Times.
A mangueira de sucção é operada por um funcionário do lado de fora do trem. Crédito: The Recycle Times.
Os engenheiros da empresa responsável pelos ferrovias da Índia surgiram com um plano diferente para cuidar da grande quantidade de lixo que se acumula ao longo dos trilhos do país. Um antigo trem, que seria desativado, ganhou uma nova utilidade, sendo transformado em um imenso aspirador de lixo.
O blog Indian Railway comenta que, por décadas, o trabalho de recolher o lixo foi feito por trabalhadores que percorriam os trilhos enchendo sacos e sacos lixo. Agora, a Central Railway (CR, a empresa que cuida das ferrovias do país) decidiu otimizar o processo e ainda evitar que um trem vire sucata.
O gerente da CR, Vinit Kumar, explica que eles modificaram um antigo trem para “trabalhar como um aspirador de pó”. Claro que, neste caso, além de pó, o aspirador vai recolher muitos quilos de lixo.
Segundo explica o site Dvice, na locomotiva do trem há um grande motor que foi modificado para aspirar o ar através de uma mangueira, controlada manualmente por um funcionário. O lixo aspirado vai sendo armazenado em um depósito que, quando necessário, é esvaziado, também manualmente, por funcionários que levam o lixo até um vagão.
O processo de transporte do lixo para outros vagões ainda necessita de muitos funcionários. Crédito: The Recycle Times.
O processo de transporte do lixo para outros vagões ainda necessita de muitos funcionários. Crédito: The Recycle Times.
O sistema pode parecer pouco automatizado, mas na Índia, isso é resultado de uma grande preocupação do governo, já que uma grande automatização de processos resulta em diminuição de empregos, algo ainda mais importante em um país com mais de 1 bilhão de habitantes.
trem-aspirador de lixo já está em uso durante a noite, limpando os trilhos entre as estações de Kurla e Wadala e entre CST e Masjid.
Mais informações em dpavani.geek.com.br/blogs/oceanogeek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário